Dr. Leonardo Marconi fala sobre os desafios que tem encontrado em sua gestão no CRO/PB

Quando o novo Plenário do CRO/PB assumiu no dia 23 de agosto de 2016, nos deparamos com uma situação nunca vista no nosso Conselho: Várias contas atrasadas, falta de pagamento dos salários dos funcionários e inadimplência superior a 50%. Fomos obrigados a pedir ajuda financeira ao CFO, para pagarmos salários, férias e décimo terceiro salário dos funcionários.

Para nós, foi um grande desafio, administrar um Conselho em uma situação tão caótica. Mas não medimos esforços para restabelecer a situação administrativa e financeira. Foi editada uma Decisão de nº 06/2016, proibindo durante seis meses, qualquer Conselheiro de receber diárias, e começamos a cobrar anuidades em atraso de todas as categorias inscritas no CRO/PB, através de uma cobrança amigável, que teve um resultado satisfatório. O que nos deu um bom resultado financeiro, pois nos permitiu traçarmos metas que aos poucos estão sendo cumpridas, como: Programa de Educação Continuada, Reforma da Delegacia Regional de Campina Grande, Reforma e Pintura da Sede em João Pessoa, Ampliação do Quadro de Funcionários, através de Concurso Público, visando o melhor atendimento a todos os inscritos no CRO/PB e Aumento do Número de Fiscais CDs, que têm um papel primordial na orientação e fiscalização da nossa profissão e na defesa da sociedade. Efetuamos uma modificação em nosso Site, principalmente com o intuito de divulgar todos os atos praticados no Conselho, com a divulgação da LAI, Livro Razão em que todos os inscritos poderão verificar e analisar o que de fato está ocorrendo no nosso Conselho. Hoje, podemos tirar uma certidão de regularidade profissional através do Site, sem a necessidade do inscrito comparecer ao CRO/PB.

Nestes 20 (vinte) meses à frente do Conselho, podemos comemorar os 12 Cursos Efetuados da Educação Continuada, o restabelecimento da parte administrativa e financeira, a compra de um carro 0 Km para a fiscalização e principalmente a diminuição expressiva da inadimplência de todas as categorias inscritas no CRO/PB.

Hoje contamos com 4.595 CDs inscritos na Paraíba, sendo 2.243 em João Pessoa, 858 em Campina Grande, 206 em Patos, 67 em Cajazeiras e 75 em Sousa, e os demais, 1.146 em outras localidades, contando com todas as categorias inscritas, temos um total de 9003 (nove mil e três) inscritos no CRO/PB.

Estamos aproveitando a época Junina, na cidade de Campina Grande, onde ocorre o maior São João do Mundo, para realizarmos o 5º Congresso de Odontologia Paraibano_CRO/PB. Contaremos com vários professores renomados em nível nacional e internacional, cujas aulas e palestras, todas as categorias inscritas no Conselho terão a oportunidade de reciclarem seus conhecimentos nas diversas áreas da odontologia.

Saliento que a participação no 5º Congresso, será gratuita a todos os profissionais inscritos no Conselho que estejam em dia com suas anuidades.

Nossa missão tem um só proposito, que é valorizar os profissionais inscritos que têm ética como preceito para o seu trabalho. Rogo a Deus para que sempre me dê sabedoria, honestidade e humildade, para conduzir com transparência todos os atos à frente do CRO/PB.

Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, CD

Presidente do CRO/PB