CFO aprova por unanimidade prestação de contas do exercício de 2019 em reunião online do Plenário

O Plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovou, por unanimidade, nessa terça-feira, dia 18 de agosto, em reunião online, o relatório de prestação de contas da Autarquia do exercício de 2019. O trabalho foi conduzido pela Comissão de Tomada de Contas (CTC) do CFO, em cumprimento às normas previstas ao rito de aprovação colegiada (Resolução CFO-34/2002).

O documento de aprovação das contas, em conjunto com o Relatório de Gestão do último exercício, segue agora ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apresentação dos resultados da gestão, em especial da execução econômica, financeira e patrimonial; o relatório também ficará disponível no portal da transparência do CFO.

Na condição de órgão assessor do Plenário, a CTC realizou diligências de planejamento, apoio à execução, monitoramento e ações de melhoria para aprimoramento do CFO. Além de ser responsável por práticas de controle – agir, verificar, executar e planejar –, a partir dos princípios constitucionais e da lei de responsabilidade fiscal, a referida Comissão representa uma instância de governança na demonstração da eficiência da gestão pública conduzida pelo CFO.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou que a evolução das boas práticas de gestão, complience e governança remete à transparência e responsabilidade inerentes à complexidade da pasta: “Os esforços destinados para fundamentação técnica chancelam o compromisso assumido no início da gestão, para ampliação do modelo de trabalho aos Conselhos Regionais para expansão nos estados, embasada na execução orçamentária de receitas e despesas. Seguimos com passos fortes para cada vez mais, minimizarmos a possibilidade de erros”.

Segundo o Presidente da CTC, Ataíde Mendes Aires, o trabalho conduzido no último ano foi baseado em estudos específicos para evolução e aperfeiçoamento da dinâmica e estratégias adotadas, em conformidade com o trabalho da Diretoria Executiva da Autarquia. “A aprovação unanime reflete o trabalho alinhado da Comissão, com apoio do assessoramento técnico do CFO, que permitiu total clareza nas informações prestadas, considerando a análise minuciosa da CTC acerca da prestação de contas elaborada pela Gerência Contábil do Conselho. Agradecemos pela confiança do trabalho desenvolvido”, explicou.

O Plenário do CFO parabenizou o processo de trabalho da Comissão de Tomada de Contas conduzido, além do Presidente, pelos membros e Conselheiros Federais Tito Pereira Filho e Renato Codeceira Lopes Gonçalves, com o apoio das áreas técnicas do Conselho.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.